Desinformação e Fake News
Sejam bem-vindos de volta
Olá! Preparados para mais uma aventura no mundo da tecnologia?
Bem, a conversa de hoje vai ser sobre um tema muito importante: A desinformação.
Como sabemos, a partir do momento que colocamos a nossa opinião ou alguma informação na internet, esta pode ser rapidamente difundida. Por exemplo, através de partilhas nas redes sociais. O que é facto é que estas informações que circulam por todo o mundo tanto podem ser verdadeiras como falsas. Daí a desinformação na internet ser um grave problema.
Porém, muitas vezes estas informações erradas são partilhadas na Internet com um propósito. Este pode ser monetário (comercial), político ou simplesmente para atrair atenção para um site, por exemplo. O melhor que temos a fazer é apenas acreditar em informação que tenha sido verificada, e que tenhamos a certeza que seja factual e fiável. Em baixo deixei um pequeno vídeo para melhor entenderem o conceito de desinformação.
Passemos agora para outro subtópico: O que são as Fake News?
Já não é de agora que as mentiras são divulgadas, por vezes, como verdades, mas é certo que o crescimento da Internet e das redes sociais proporcionou um alastramento destas mentiras. E as Fake News são exatamente isto: são informações falsas que são divulgadas a partir de um meio (normalmente redes sociais) para toda a Internet.
Como é que acontecem? Bem, verdade seja dita, não existe apenas uma maneira de acontecerem. No entanto, normalmente existem empresas especializadas neste assunto que são pagas para disseminarem estes boatos em grande escala. E como chegam a tantas pessoas? No caso de terem sido empresas especializadas em disseminar as notícias falsas, normalmente existe um bot (robô virtual) que tem a função de disseminar o link da notícia nas redes sociais. E, adivinhem só, quanto mais o assunto é mencionado, mais o bot atua. Até que, eventualmente, chega a um ponto em que as fake news são dadas como verdadeiras por pessoas reais, que acabam por partilhar as informações. Está assim criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
São uma ameaça à democracia? Sim, são. A partir do momento em que há partilha de informação falsa e manipuladora, que altera a forma de pensar das pessoas (ainda que inconscientemente) existe sim uma ameaça à democracia, dado que o natural discernimento dos cidadãos é alterado. Ocorre-me o caso das eleições norte-americanas em 2016, em que o próprio Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas e afirma que estas teriam estado envolvidas na propagação de Fake News que influenciaram as eleições presidenciais.
Em baixo deixo um vídeo sobre as Fake News, para melhor entenderem este conceito.
Por fim, resta-nos falar sobre os DeepFakes. São manipulações de imagem, som e vídeo altamente sofisticadas (normalmente porque recorrem ao uso da inteligência artificial) e são quase indistinguíveis da realidade e da verdade. Para perceberem este conceito, nada há melhor do que mostrar-vos um exemplo: neste próximo vídeo, podemos ver aquilo que parece ser o antigo presidente dos Estados-Unidos a dizer frases sem sentido e extremamente ofensivas, quando na verdade, no fim do vídeo, percebemos que nada daquilo que foi dito inicialmente corresponde à verdade.
Disponibilizo ainda outro vídeo que explica melhor o conceito de deepfake:
E, para terminar, a curiosidade de hoje: o primeiro computador digital eletrónico de grande escala, o ENIAC!
De nome Electronic Numerical Integrator and Computer, mas normalmente chamado simplesmente de ENIAC, possuía uma capacidade de processamento de 5000 operações por segundo. O sistema operativo deste computador era através de simples cartões perfurados!
Começou a ser desenvolvido em 1943 durante a segunda Guerra Mundial, com o propósito de calcular trajetórias balísticas. No entanto, só se tornou operacional após o final da Guerra.
Serviu de inspiração para muitos outros computadores, como o EDVAC, ORDVAC e UNIVAC. Posso vir a falar de um destes na próxima curiosidade, por isso fiquem atentos! Até à próxima!
Webgrafia:
https://youtu.be/Z6QO2HHt2fk
https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm
https://youtu.be/X8nZXlXR5H4
https://www.ibpad.com.br/blog/o-que-e-deepfake-exemplos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC
Comentários
Postar um comentário