Formatos de Imagem
Olá novamente!😃
Sejam bem vindos de volta ao meu blogue. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre os formatos de imagem! Vamos aprender a diferença entre formatos bitmap e vetoriais, as várias técnicas de compressão e ainda alguns exemplos de formatos de imagem.
Imagens Bitmap e Vetoriais
Antes de prosseguirmos, vamos então fazer a distinção entre os dois grandes grupos de formatos existentes:
- Bitmap: A imagem de bitmap é mapeada por bits, a menor unidade de informação utilizada pelo computador. As imagens de bitmap são mais utilizadas como fotografias, imagens finalizadas e criadas em programas de pintura.
- Vetoriais: Ao contrário das imagens bitmap, as imagens vetoriais são criadas em softwares de desenho e são compostas por linhas, ângulos e formas geométricas predefinidas por comandos computacionais e cálculos matemáticos. Em geral, as imagens vetoriais são criadas e produzidas quando há a necessidade de aplicá-las em várias peças de tamanhos diferentes.
Técnicas de Compressão de Imagem
- Compressão sem perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.
- Compressão com perdas: quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression.
BMP
Um arquivo BMP é um arquivo bitmap, ou seja, um arquivo de
imagem gráfica que armazena os pixels na forma de uma tabela de pontos e
que gerencia as cores verdadeiras, como elas são, graças a uma paleta
indexada. O formato BMP foi concebido para obter um bitmap independente
do dispositivo de exibição. Não possui compressão.
GIF
O GIF é um formato de imagem com compressão em que é possível criar imagens em movimento. Apesar de possuir a qualidade menor que os demais formatos, o GIF é amplamente utilizado, em redes sociais principalmente, quando é necessário criar uma animação. No entanto, apenas permite armazenar 256 cores.
JPEG
É um dos padrões mais utilizados na internet, porque oferece relativamente boa qualidade de imagem e, por outro lado, ocupa muito pouco espaço no computador. Possui compressão sem perdas, de modo a que não prejudique a qualidade, mas também pode utilizar maiores níveis de compressão com uma pequena perda de qualidade.
O Portable Document Format, ou simplesmente PDF, foi desenvolvido pela Adobe em 1993. A sua função é representar textos, gráficos e imagens num formato independente de dispositivos e resoluções específicas. É um formato aberto, podendo ser usado em qualquer software. Se se tratar de imagens, é possível com programas como o Photoshop criar imagens de alta qualidade com este formato.
PNG
A sigla PNG significa "Portable Network Graphics", e foi criada para facilitar a troca de imagens pela internet. Usa compressão para reduzir o tamanho dos arquivos, no entanto o tipo de compressão que este formato utiliza não implica tanta perda de qualidade como o JPEG.
TIFF
O Tagged Image File Format é um formato composto por pixels criado especialmente para imagens digitais. É um dos melhores formatos de imagem de alta qualidade para trabalhar em softwares de manipulação de imagem. É ainda indicado para transferir imagens entre diferentes plataformas, por preservar a elevada definição de cores e qualidade do arquivo. Tem a limitação dos seus arquivos terem um grande tamanho.
Webgrafia:
https://en.wikipedia.org/wiki/BMP_file_format
https://pt.wikipedia.org/wiki/GIF
https://pt.wikipedia.org/wiki/JPEG
https://pt.wikipedia.org/wiki/Portable_Document_Format
https://pt.wikipedia.org/wiki/PNG
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tagged_Image_File_Format
Comentários
Postar um comentário