A Biometria

 Sejam bem-vindos novamente ao meu blogue, espero que esteja tudo bem aí desse lado.

Hoje vamos falara de um tema muito importante no que toca à segurança digital: A Biometria.

 

    O que é? 

     A biometria é uma ciência. Mais concretamente, é a ciência e a tecnologia que realiza a medição de dados biológicos. No contexto das tecnologias de informação, refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano. Alguns exemplos destas características são as impressões digitais, as íris e retinas e ainda os padrões faciais. 

    Quais são as suas utilizações práticas? 

   Verdade seja dita, a autenticação pela verificação biométrica é cada vez mais comum em empresas, sendo usada como um sistema de segurança eletrónica. No entanto, não nos podemos esquecer da sua utilização em quase todos os dispositivos de informação que nos rodeiam. Por exemplo, quase todos os smartphones atuais dispõem de um dispositivo de leitura de impressões digitais ou de reconhecimento facial, não é verdade? Existem, assim, diversas situações onde a biometria é utilizada.

    Quais os principais sistemas de leitura biométrica que existem?

    Como estas características variam de pessoa para pessoa, sendo únicas para cada um de nós, a biometria é  um dos caminhos mais seguros para a identificação de pessoas. Como vimos em cima, existem vários tipos de biometria. Vou apenas apresentar aqui alguns dos mais conhecidos e utilizados.

    O Primeiro, e provavelmente o mais conhecido, é a leitura de impressões digitais. este método é muito utilizado devido, principalmente, a dois factores: A sua fiabilidade (os dados mudam muito pouco ao longo do tempo) e o baixíssimo custo para a implementação. O único e raríssimo problema com este tipo de identificação biométrica seria o facto de a pessoa perder as suas impressões digitais ao longo do tempo, por algum motivo. Este tipo de reconhecimento é muito utilizado em telemóveis e computadores.


    Em segundo lugar, temos o reconhecimento facial. Este é outro tipo de biometria muito utilizado nos smartphones. O dispositivo cria uma imagem em 2D ou 3D do rosto da pessoa, durante a fase de configuração. Depois, sempre que alguém tentar aceder ao dispositivo, ele compara o resto da pessoa a essa imagem criada e, se coincidir, é-lhe permitido o acesso. Não é tão fiável como a impressão digital, visto que a pessoa pode envelhecer ou mudar o rosto devido, por exemplo, a um acidente, ou então ter um irmão gémeo.

 


    

    Por último, o reconhecimento da retina. É das biometrias mais seguras que existe, porque analisa a disposição dos vasos sanguíneos que irrigam a retina. Esta disposição varia de pessoa para pessoa, e não muda. Costuma ser um método muito fiável e está equipado em vários smartphones, porém existem pessoas que consideram este método um pouco incómodo. 



Espero que tenham gostado desta conversa sobre biometria, e que, tal como eu, tenham aprendido muito! Até à próxima.😁


Webgrafia:

https://www.ncontrol.com.pt/o-que-e-a-biometria.html
https://tecnoblog.net/273655/o-que-e-biometria-tecnologia/
















     

 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas