Famílias Tipográficas

    Helvetica

    Hoje vamos falar, mais uma vez, sobre os tipos de media texto, mais concretamente sobre famílias tipográficas. Resolvi então falar um pouco com vocês sobre a Helvetica, a família tipográfica que eu uso aqui no blogue. 
    Helvetica é uma das fontes mais conhecidas e mais utilizadas em todo o mundo. É uma fonte sem-serifa, isto é, não apresenta traços decorativos de maior ou menor dimensão, nas extremidades superiores e inferiores dos caracteres, ao contrário da Times, por exemplo.
    A tipografia Helvetica foi desenvolvida em 1957 por Max Miedinger e Eduard Hoffman no Haas'sche Schriftgiesserei em MünchensteinSuíça. O objetivo era desenvolver uma nova tipografia sem-serifa que pudesse competir com o aclamado Akzidenz-Grotesk no mercado Suíço. Foi originalmente batizada de Neue Haas Grotesk. 
    O design da Helvetica visava criar uma tipografia neutra, clara e sem significados intrínsecos na sua forma.

    Quem já usou Helvetica?

    Existem várias empresas conhecidas que utilizam este tipo de fonte. Entre elas, a American Airlines, a Boeing, a Jepp, Lufthansa, Tupperware, FedEx, Toyota e até os próprios space shuttles da NASA tinham o seu nome escrito em Helvetica, como podem ver na imagem a seguir.





Sem dúvida alguma que esta família tipográfica tem uma história bastante curiosa, e que teve um grande impacto no mundo, como vimos pelo número de empresas que utilizam a Helvetica.
 
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a Helvetica, até à próxima!😁



Webgrafia:
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Helvetica

















Comentários

Postagens mais visitadas